TEMA DA MENSAGEM:
Oferecer o nosso melhor para Deus, em uma vida centralizada em Cristo (Mente e Atitudes Renovadas)
Texto para Reflexão:
“Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” (1 Coríntios 6:11)
“Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.” (Mateus 5:48)
“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.” (Efésios 5:1)
A palavra “santificar” deriva de termos hebraicos e gregos que significam “separar”. Ao crescermos em Cristo, tornamo-nos mais separados da influência do pecado e mais consagrados a Deus.
John MacArthur, em seu livro A Verdade sobre o Senhorio de Cristo, no capítulo 4, aborda a vida de santidade e define a santificação da seguinte forma:
“Santificação é uma operação contínua do Espírito Santo nos crentes, fazendo-nos santos ao conformar nosso caráter, nossas ações e nosso comportamento à imagem de Cristo. A justificação é um acontecimento único; a santificação é um processo contínuo. A justificação nos livra da culpa do pecado; a santificação nos livra da contaminação do pecado.”
Uma vida centralizada em Cristo precisa refletir a própria imagem de Cristo. Como Paulo escreve:
“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29)
Pedro nos exorta a viver uma vida de santidade:
“Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1:13-16)
A Vocação para a Santidade
Paulo nos apresenta a soberana vocação:
“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:12-14)
O apóstolo Paulo enfatiza a necessidade de uma nova vida:
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2)
A busca pela santidade é um chamado fundamental para todo cristão. Sem santidade, não podemos ver a Deus:
“Sem santidade, ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12:14)
A santidade é o foco principal do chamado divino. Paulo reitera:
“A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” (Romanos 1:7)
Pedro também afirma que Deus nos concedeu tudo o que precisamos para viver em santidade:
“Vistos como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.” (2 Pedro 1:3-4)
Conclusão
Para termos uma vida centralizada em Cristo, com nossas mentes e atitudes renovadas, é preciso entrega e submissão a Deus e à Sua Palavra. Como bem expressa o apóstolo Paulo:
“Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” (Gálatas 2:20)
Nossa vida precisa ser vivida para Cristo, mortificando o velho homem e renunciando os prazeres da carne. Devemos nos entregar incondicionalmente a Deus e a nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ao fazermos isso, viveremos pela fé n’Aquele que nos amou e Se entregou por nós.
Deus Seja Louvado.
Pb. Ricardo Gonçalves