Mensagem

TEMA: A ESPERANÇA NO MESSIAS

A ESPERANÇA NO MESSIAS - Igreja Presbiteriana de Itapuca

ISAIAS 9:4,5,7 – A ESPERANÇA NO MESSIAS (II)

A mensagem de esperança, renovação e reconciliação, é ensinada e proclamada nas Escrituras Sagradas. Elas são o balsamo para os corações aflitos, desesperados e sem nenhuma expectativa do futuro.

A mensagem de esperança é declarativa e esclarecedora para aqueles que vivem nas trevas espirituais. Dentre tantas passagens bíblicas maravilhosas nos detemos por instantes no livro do profeta Isaías capítulo 9, aqui o Senhor manifesta-se numa mensagem de ânimo que Ele oferece.

Olhemos para a Luz que é Jesus, e tomemos posse com as bençãos que Ele nos oferece como “Deus Forte” e “Pai da Eternidade”. É Ele que consola os corações na condição de “Maravilhoso Conselheiro” e o “Príncipe da Paz”.

Esta é a mensagem de Isaías: quando o povo vê a grande luz vai para um evento ainda mais distante no futuro. Uma referência à anulação dos poderes das trevas e o estabelecimento do reino de paz e justiça na pessoa de Jesus. O profeta apresenta aos povos de todos os tempos a esperança no Messias.

TEMA: A ESPERANÇA NO MESSIAS

Esperar no Messias resulta em:-

  1. LIBERTAÇAO EM LUGAR DA ESCRAVIDÃO (9:4)

Tu arrebentaste as suas correntes de escravos, quebraste o bastão com que eram castigados; acabaste com o inimigo que os dominava, assim como no passado acabaste com os midianitas.

O profeta traz à lembrança a história passada dos tempos dos juízes em que os midianitas eram opressores. Israel esteve com frequência sob a dura mão desses, mas finalmente foi libertado.

A libertação agora aconteceu, o povo estava livre da opressão.

A aplicação bíblica para os nossos dias é maravilhosa – Cristo veio e quebrou o jugo do pecado, isto é, as correntes das trevas agora se soltaram com o poder miraculoso do Filho de Deus. Ele veio para aliviar os que estavam sob a escravidão. Uma opressiva carga de culpa e ansiedade sobre a humanidade foi quebrada. (Mateus 11:28-30).

Eis a promessa do Senhor totalmente cumprida na Pessoa do Senhor Jesus. Ele foi enviado pelo Pai, nasceu.

Louvado seja Deus! O Natal é para ser lembrado desta maneira.

  • Paz em vez de luta (9:7,5). Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de

Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso.”

As promessas do Senhor cumprem-se maravilhosamente. A palavra que o anjo Gabriel trouxe à Maria revela a profecia que no tempo certo cumpriu-se. Em Lucas 1:30-33 está a narração dessa verdade bendita. “eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.” –  Que promessa bendita!  A paz em Jesus sendo prometida e estabelecida. Jesus nasceu! É Natal!

Como servos e servas de Deus somos desafiados a ensinar a verdade de Deus aos povos. Natal é isto! É o nascimento do Príncipe da Paz. Ele veio para trazer paz aos nossos corações. E isto é feito com justiça e retidão. Não esta paz que o mundo oferece, e que os governantes e instituições tanto anunciam.

Verso 5 diz:“Pois, toda bota de guerreiro usada em combate e toda veste revolvida em sangue serão queimadas, como lenha no fogo.” – o que isto significa? É uma figura de luta e derramamento de sangue, de tumulto, agitação e morte, mas de vitória final e queima dos restos da batalha. Cristo venceu morrendo na cruz e ressuscitando ao terceiro dia. O túmulo está vazio. O Natal é a comemoração do vencedor da batalha do Senhor Jesus contra Satanás e as terríveis trevas.

CONCLUSÃO – Como é bom comemorar o Natal da maneira correta. A gente volta no tempo. Meus pais celebravam o Natal na noite do dia 24 – família reunida, devocional, oração gratidão pelo nascimento de Jesus. Fé, esperança, amor e gratidão.

Eis a esperança no Messias. Pois Ele oferece: Libertação em lugar da escravidão e Paz em vez de luta.

Rev. Elton de Campos

Está Gostando do Conteúdo? Compartilhe

Facebook
Pinterest
WhatsApp
Telegram