Mensagem

Superando as Barreiras pelo Acolhimento do Senhor

Superando as Barreiras pelo Acolhimento do Senhor-Igreja Presbiteriana de Itapuca

Mensagem deste Domingo – 29/09/2024

Tema: Superando as Barreiras pelo Acolhimento do Senhor

Texto Bíblico: Isaías 41:10
“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”


Todos os cristãos, sem exceção, devem ter consciência de que, uma vez chamados pelo Senhor para a salvação em Jesus Cristo, estão engajados em uma corrida que exige a superação de muitas barreiras para alcançarem a vitória.
Cada classe social enfrenta suas lutas: casados, solteiros, jovens, adultos, idosos, divorciados e viúvos. Para superar essas barreiras, é necessário experimentar o acolhimento do Senhor.

Olhando para o contexto de Isaías 41, o capítulo começa com um chamado às nações para ouvirem as palavras de julgamento e salvação de Deus. Ele enfatiza a soberania divina, retratando Deus como aquele que levanta e derrota nações conforme sua vontade. O capítulo também contém mensagens de conforto e segurança, assegurando que o povo de Deus não precisa temer, pois Deus está com eles. Ele é retratado como um pastor amoroso e fiel que cuida de seu povo, provendo em meio às adversidades. Isaías nos ensina que, superando as barreiras, podemos experimentar o acolhimento do Senhor.


Como Deus nos acolhe?

1. Estando sempre conosco
“Não temas, porque eu sou contigo.”
Essa declaração de encorajamento indica o cuidado providencial de Deus com seus filhos. Ao longo da história, Israel foi continuamente avisado pelos profetas para confiar no Senhor e reconhecer sua presença constante. Ainda hoje, precisamos substituir a solidão pelo consolo do Espírito Santo, confiando na promessa: “Eu sou contigo”.

Devemos conhecer a vontade de Deus e entender que seus planos não podem ser frustrados. Isso nos dá confiança e esperança renovada. Nos dias de Isaías, os judeus necessitavam da promessa implícita no nome Emanuel (Isaías 7:14), que significa “Deus conosco”. Deus estava pronto para livrar Israel de seus inimigos, prometendo sua presença constante para guardar e amparar o povo.

Essa mesma promessa de encorajamento é válida para nós hoje. Quer você seja solteiro, viúvo ou divorciado, homem ou mulher, qualquer que seja sua condição social, lembre-se: Deus não desampara. Ele está sempre conosco. Isso é maravilhoso!

2. Com a certeza de auxílio e sustentação
“Não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”
Essa promessa fortalece a nossa fé. Muitas vezes, diante de circunstâncias difíceis, como uma viuvez repentina, um divórcio traumático, ou até a frustração de uma vida solteira prolongada, podemos nos sentir desanimados e sem esperança.

Para todos nós, em qualquer situação, é tempo de tirar o foco das circunstâncias e olhar para Deus. Ele nos promete auxílio e sustentação. Em Isaías 41:14, Deus relembra ao povo que sem Ele, somos fracos e insignificantes, como “vermezinhos de Jacó”. Isso nos lembra que nossa força vem inteiramente de Deus.

Devemos, com fé, receber o acolhimento que o Senhor nos oferece, certos de que Ele derruba as barreiras do desânimo. Deus é o nosso auxílio e sustento. Como Paulo nos lembra em Filipenses 4:8:
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”


CONCLUSÃO

Vivemos tempos difíceis. O mundo, com suas rápidas mudanças, exige reflexão séria de nós, cristãos. Vemos governos corruptos, muitas vezes contrários aos planos de Deus, e uma crescente falta de seriedade em relação à Bíblia, até mesmo entre aqueles que se dizem cristãos. Nos púlpitos, o pecado muitas vezes não é mais condenado, e o materialismo e ideologias ateístas, como o marxismo, estão se infiltrando nas mentes de muitos brasileiros.

Diante disso, como devemos reagir? Devemos desistir, desanimar, fechar os olhos para as aberrações deste mundo? A resposta é não.

Vamos renovar nosso compromisso com o Senhor: compromisso de testemunho, de fé, de esperança. Compromisso com a Palavra de Deus. Vamos superar as barreiras recebendo o acolhimento do Senhor em nossas vidas, certos de que Ele está sempre conosco, e que Ele é o nosso auxílio e sustentação.

Amém.


Rev. Elton de Campos

Está Gostando do Conteúdo? Compartilhe

Facebook
Pinterest
WhatsApp
Telegram