Mensagem

SERVINDO A DEUS COM EXCELÊNCIA

Tema: TEMPO DE CRISE É TEMPO DE AVIVAMENTO - IPB Itapuca

COLOSSENSES 3:23-24 – SERVINDO A DEUS COM EXCELÊNCIA

No domingo anterior, desenvolvemos o tema do serviço ao Senhor com o propósito de realizarmos nossas tarefas, inclusive utilizando os dons espirituais, sempre com excelência.
Nossas ações devem honrar a Deus. Por isso, devemos buscar a excelência em tudo o que fazemos.

O apóstolo Paulo ensina com precisão sobre esse serviço, destacando o propósito principal: fazer tudo com sinceridade. Ele assim se expressa:

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens.” (Colossenses 3:23)

Muitos daqueles cristãos serviam a senhores humanos no contexto de trabalho como escravos ou servos. Diante disso, Paulo os orienta a exercer esse trabalho como se fosse para o Senhor, tendo a consciência de que estavam agradando a Deus, e não apenas aos homens.

Esse é um grande desafio ainda para nós hoje. Tudo o que fazemos deve ter como propósito servir com excelência, pois nosso serviço é para Deus e para a glória dEle.


TEMA: SERVINDO A DEUS COM EXCELÊNCIA

1. TRABALHE COM TODO O CORAÇÃO – “fazei-o de todo o coração”Dedicação

Somos convidados a refletir sobre a natureza e as motivações das nossas ações.
Ao desenvolvermos nossas atividades na Igreja, é sempre importante analisarmos com que propósito estamos realizando cada tarefa, inclusive no uso dos dons espirituais.

Não fomos chamados para fazer as coisas de qualquer maneira, sem zelo ou apenas por obrigação. Paulo, ao receber um chamado do Senhor para uma tarefa, ia em frente com todo o seu coração e ensinava aos outros a fazerem o mesmo, com sinceridade.

Cada tarefa, por mais simples que seja, pode se tornar um ato de adoração e serviço ao Senhor. Somos impulsionados a dar o nosso melhor, independentemente das circunstâncias.

Você tem feito assim para o Senhor? Tem sido de todo o coração? Pense nisso.


2. USE SEUS DONS PARA SERVIR

Podemos aqui retomar a referência da mensagem anterior, baseada em 1 Pedro 4:10:

“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.”

Fomos agraciados com dons espirituais para abençoar e edificar a vida da Igreja, servindo ao Senhor.

Romanos 12:6-8 reforça essa verdade, mostrando que temos dons diferentes segundo a graça que nos foi dada, e que devemos usá-los para:

  • profetizar,
  • servir,
  • ensinar,
  • exortar,
  • contribuir,
  • liderar,
  • e exercer misericórdia.

Imagine um corpo humano em que cada membro cumpre sua função com excelência: os olhos enxergando, os ouvidos ouvindo, as mãos trabalhando, os pés caminhando — todos em perfeita harmonia.

Assim também, quando cada servo e serva do Senhor identifica seus dons espirituais e os coloca a serviço da igreja e da comunidade, o Corpo de Cristo funciona de maneira saudável e com ótimos resultados.


3. SIGA O EXEMPLO DE CRISTO

Em Filipenses 2:5-7 lemos:

“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens.”

Embora sendo plenamente Deus, Jesus não se apegou à sua posição divina. Pelo contrário, esvaziou-se de si mesmo e assumiu a forma de servo, tornando-se semelhante a nós.

Essa atitude é também registrada em Mateus 20:28:

“O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”

Um grande exemplo de humildade e serviço! Em seu ministério, Jesus muitas vezes colocou-se na posição de servo. Direcionado pelo Espírito Santo, Ele cumpriu sua missão, usando seus dons para abençoar os seus, a quem chamou para a sua glória.

Devemos olhar para o exemplo de Jesus e seguir seus passos. No desenvolvimento dos dons espirituais que recebemos do Espírito Santo, o propósito é esse: seguir o exemplo de Cristo e cumprir o chamado de abençoar outros e edificar o Corpo de Cristo, que é a Igreja.


CONCLUSÃO

Não podemos ser negligentes com o chamado que o Senhor nos fez, principalmente quanto ao desenvolvimento dos dons espirituais.
Servir a Deus com excelência deve ser nosso compromisso diário:

  • Trabalhando com todo o coração;
  • Usando os dons para servir;
  • E seguindo o exemplo de Cristo.

Que sejamos desafiados a servir a Deus com excelência, todos os dias. Amém!

Rev. Elton de Campos

Está Gostando do Conteúdo? Compartilhe

Facebook
Pinterest
WhatsApp
Telegram