I Coríntios 2:16b – PRINCÍPIOS PARA A MENTE RENOVADA
“Nós, porém, temos a mente de Cristo.”
Considerando o ensino das Escrituras Sagradas sobre o valor e a importância de praticarmos os ensinamentos do Senhor Jesus em nossa vida, vale a pena ponderar sobre a resposta que devemos dar ao Senhor. Certamente, essa resposta deve trazer frutos que cooperem para uma vida de maturidade espiritual. Para que isso aconteça, é preciso que busquemos um processo de transformação que acontece primeiramente no coração e na mente de cada crente salvo em Jesus Cristo.
Como declara o apóstolo Paulo na epístola aos Coríntios, precisamos ter a mente de Cristo. Daí surge uma pergunta muito importante: o que é ter a mente de Cristo? Paulo faz uma citação indireta de Isaías 40:13. A indagação é: “Quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir?” Imediatamente em seguida, vem a maravilhosa declaração: “Mas nós temos a mente de Cristo.”
Para o nosso entendimento, ter a mente de Cristo significa dizer que o Espírito Santo possui nossa mente com a mente de Deus. Devemos amar Sua lei, cumprir os Seus mandamentos, fazer a Sua vontade, anunciar as Suas obras e refletir a Sua glória. Ter a mente de Cristo é estar unido completamente a Ele, ter comunhão com Deus, servi-Lo em total gratidão e amor. É compreender a mensagem da cruz através da obra do Espírito Santo. Por isso, em cada um de seus dias, o redimido sempre estará vivendo com a mente de Cristo.
De acordo com o ensino de Paulo aos Coríntios, nossa mente precisa experimentar renovação. Nossa vontade precisa submeter-se a Deus e nossas emoções carecem de estabilidade. Quando lemos Romanos 12:2 e Efésios 4:22-23, vemos o conselho de Paulo aos cristãos daquela época. Ele mostrou a importância e os benefícios de uma mente renovada:
“Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente.”
Em I Coríntios 2:16, observamos algumas verdades sobre a mente de Cristo:
1️⃣ A mente de Cristo contrasta fortemente com a sabedoria do homem (versículos 5-6).
2️⃣ A mente de Cristo envolve a sabedoria de Deus outrora oculta, mas agora revelada (versículo 7).
3️⃣ A mente de Cristo é dada aos crentes através do Espírito de Deus (versículos 10-12).
4️⃣ A mente de Cristo não pode ser entendida por aqueles que não têm o Espírito (versículo 14).
5️⃣ A mente de Cristo dá aos crentes discernimento em assuntos espirituais (versículo 15).
Para ter a mente de Cristo, primeiro devemos ter fé salvadora em Cristo (João 1:12; 1 João 5:12). Após a salvação, o crente vive uma vida sob a influência de Deus. O Espírito Santo habita e ilumina o crente, infundindo-o com sabedoria — a mente de Cristo. O crente tem a responsabilidade de ceder à liderança do Espírito (Efésios 4:30) e permitir que o Espírito transforme e renove a sua mente (Romanos 12:1-2).
(transcrito e adaptado)

