Prática Constante da Palavra
Texto: Tiago 1:22
“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”
Ao tratarmos sobre o valor das Escrituras Sagradas, é fundamental destacar a mensagem que encontramos na Epístola de Tiago: de nada adianta crermos que a Bíblia é a Palavra de Deus se não temos interesse em praticá-la. Ouvir sem praticar cria um bloqueio ao crescimento espiritual na vida cristã.
Quero repetir um pensamento que compartilhei no domingo anterior, reforçando a importância da prática da Palavra de Deus. Um comentarista bíblico, ao abordar Tiago 1:22, diz:
“Quando alguém sabe que há uma verdade e uma ação a ser tomada, mas segue em frente sem agir, essa pessoa abraça uma falsa narrativa interna. Ao fazê-lo, ela se torna apenas ouvinte.”
Que grande verdade! Precisamos tomar muito cuidado para não nos contentarmos com narrativas vazias, como: “Eu faço!” – “Eu sou!” – “Eu tenho!” Antes de justificar-se, busque com humildade a orientação do Espírito Santo, para que a prática da Palavra de Deus em sua vida seja genuína e real.
Vimos no domingo anterior que a prática da Palavra de Deus se manifesta através de uma vida de sabedoria e uma consciência limpa. Porém, as Escrituras são inesgotáveis e oferecem muitas outras lições de crescimento espiritual para o nosso cotidiano. Vamos explorar mais duas grandes lições para aplicar em nossa vida:
Prática Constante da Palavra Significa:
- Considerar os Outros Superiores a Si Mesmo
- Filipenses 2:3: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.”
Esta é uma instrução clara de como devemos viver nossa vida cristã. A palavra-chave aqui é: humildade. O texto nos orienta a evitar qualquer tipo de vanglória ou contenda. Vanglória é a busca por elogios ou reconhecimento por meio de atos ou palavras, enquanto contenda é o ato de competir ou argumentar para se impor sobre os outros. - Devemos evitar esses comportamentos que não condizem com os filhos de Deus e, em vez disso, viver a verdadeira humildade. O pastor e escritor Max Lucado comenta sobre Filipenses, dizendo:“Para considerar os outros superiores a si mesmo, não é para considerar que você não tem vez, mas, primeiramente, você deve saber o seu lugar.”
Isso é sério, não é? - De forma enfática, Tiago diz: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”
Você está entendendo? Para ter a prática constante da Palavra, considere os outros superiores a si mesmo. Que lição preciosa! É nos momentos desafiadores da vida que Deus nos dá a oportunidade de demonstrar se, de fato, estamos praticando a Sua Palavra.
- Filipenses 2:3: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.”
- Viver em Santidade Sem Entristecer o Espírito Santo
- Efésios 1:4: “…assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor.”
- Quando estudamos as Sagradas Escrituras buscando sabedoria, somos capacitados a discernir entre o certo e o errado, facilitando nossa caminhada em santidade. A doutrina da santificação é ensinada nas Escrituras como um processo no qual o Espírito Santo opera nos eleitos de Deus, concedendo graça e força para uma vida de vitória sobre o pecado.
- O Breve Catecismo nos ensina sobre esse processo com a pergunta 35:“Que é santificação?”
Resposta: “É a obra da livre graça de Deus, pela qual somos renovados em todo o nosso ser, segundo a imagem de Deus, e habilitados a morrer cada vez mais para o pecado e a viver para a retidão.”- 1 Pedro 1:2 (NVT): “Deus, o Pai, os conhecia de antemão e os escolheu, e o Espírito os santificou para a obediência e a purificação pelo sangue de Jesus Cristo. Que vocês tenham cada vez mais graça e paz.”
- Antes da criação do mundo, o Senhor, em Sua infinita misericórdia, nos escolheu, e pelo poder do Espírito Santo, temos sido santificados diariamente para vivermos em obediência, uma vez que fomos purificados pelo sangue de Cristo. A prática da Palavra de Deus, como nos ensina Tiago, deve ser uma experiência diária, conduzindo-nos neste maravilhoso processo de santificação até o dia em que estaremos para sempre com o Senhor, desfrutando de uma vida perfeita para a glória Dele.
- Enquanto estamos aqui neste mundo, o desafio permanece: temos colocado como prioridade esse processo de santificação? Se não, o Espírito Santo se entristecerá, conforme nos adverte Efésios 4:30:“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.”
Conclusão
Ser apenas ouvinte da Palavra e não praticá-la é viver de aparências. Certamente não desejamos ser cristãos apenas de rótulo, vivendo de qualquer maneira, sem testemunho verdadeiro, e sentindo que a vida cristã é um fardo, em vez de uma bênção leve e gloriosa da parte do Senhor. Que ao praticarmos a Palavra, possamos considerar os outros superiores a nós mesmos e viver em santidade, sem entristecer o Espírito Santo.
Rev. Elton de Campos