1 JOÃO 4:9-10 – O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO AMOR
Em toda a Bíblia, o amor é apresentado como um mandamento fundamental a ser praticado por todos os crentes em Jesus Cristo. Ele é descrito como a principal virtude nas relações humanas, o valor mais importante da humanidade — especialmente na relação entre Deus e Suas criaturas. O amor é um dos atributos do próprio Deus; faz parte de Seu caráter e pode ser conhecido por nós. É por meio desse amor que Deus se motivou a criar todas as coisas, para que muitos pudessem desfrutar de Sua presença e graça eternas.
A epístola de João aborda temas de extrema importância, como a comunhão com Deus, a obediência e a santidade, o combate aos falsos ensinos, a segurança da salvação e, de forma especial, o amor como evidência da verdadeira fé. João destaca o amor como virtude central, da qual todas as outras fluem. Ele escreve: “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco…”. Ainda que não compreendamos plenamente esse amor, por causa de nossas limitações humanas, sabemos — pela revelação das Escrituras — que ele é abundante, completo e permanente. É essa certeza que garante a paz no coração e a salvação por meio de Jesus Cristo.
Se desejamos conhecer o verdadeiro significado do amor, devemos nos aproximar com fé daquele que nos salvou unicamente por Sua graça.
Tema: O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO AMOR
1. Está revelado na pessoa de Jesus
“Nisto se manifestou o amor de Deus: em haver Deus enviado o seu Filho Unigênito ao mundo…” (1 João 4:9)
A manifestação do amor de Deus se concretiza no envio do Seu Filho ao mundo. Ele revelou Seu amor pelos pecadores da forma mais sublime. Embora não possamos sondar completamente a profundidade desse amor, ele nos foi claramente mostrado na pessoa do Senhor Jesus Cristo.
O amor de Jesus está presente em tudo o que Ele fez. Ele foi constantemente odiado, perseguido e maltratado, mas suportou tudo com paciência. O profeta Isaías descreve isso de forma comovente:
“Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53:5)
Todo o sofrimento de Cristo foi motivado por amor. Amor do Pai, que entregou Seu Filho único por nós. João confirma: “…em haver Deus enviado o seu Filho Unigênito ao mundo…”.
O verdadeiro significado do amor está, portanto, na pessoa do Filho de Deus — desprezado, rejeitado, homem de dores, como descreve Isaías:
“Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer…” (Isaías 53:3)
Essa profecia se cumpriu literalmente. O amor verdadeiro foi revelado no sofrimento e na entrega de Jesus. Por isso, gratidão deve ser a resposta dos nossos corações. Louvemos ao Senhor, que nos amou a ponto de enviar Seu Filho para garantir a nossa salvação.
2. É demonstrado na nossa restauração com Deus
“Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou o Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.” (1 João 4:10)
Deus demonstrou Seu amor ao enviar Jesus para morrer por nós e pagar pelos nossos pecados. A palavra “propiciação” carrega um significado profundo: trata-se do ato pelo qual Deus, através de Cristo, aplaca Sua justa ira contra o pecado e oferece perdão e reconciliação.
O amor de Deus é revelado de forma definitiva nesse ato. Cristo satisfez as exigências da justiça divina como nosso substituto na cruz. E isso só foi possível por causa do grande amor do Pai por nós.
Paulo resume essa restauração espiritual em:
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:17)
Através de Cristo, recebemos nova vida — curada, restaurada, perdoada e purificada. O sábio Salomão aconselha:
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23)
Jesus é a verdadeira fonte da vida. Uma vida transformada e um coração restaurado encontram satisfação nessa fonte eterna, que é o próprio Cristo. Por isso, devemos guardar nosso coração com esperança, alegria e a certeza da vida eterna.
Conclusão
Diante dessa maravilhosa experiência com Jesus, devemos descansar, esperar com paciência e viver diariamente o verdadeiro significado do amor. Esta é a maior de todas as virtudes para nossa vida, como declara o apóstolo Paulo:
“Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.” (Colossenses 3:14)
Amém!
Rev. Elton de Campos

