ISAIAS 9:1-7 – AS BENÇÃOS DO FAROL DA ESPERANÇA
No alvorecer da humanidade, o mundo vibrava com novas possibilidades logo após o Criador Todo-Poderoso disciplinar o primeiro casal, expulsando-os do jardim em consequência do pecado que cometeram contra Deus.
O pecado ganhou novos horizontes porque já havia adentrado nos corações dos descendentes do primeiro casal. Então a violência e o desespero tomam conta daquela primeira família. A inveja de Caim apodrece e termina com o ato impensável do assassinato do próprio irmão Abel. É um quadro sombrio, de trevas, de escuridão. Mas em meio às cinzas, se acende um lampejo de luz, em Genesis 4:26, surge como um farol de esperança trazendo assim a idéia de redenção e transformação. Há aqui uma referência ao filho de Adão e Eva chamado Sete que teve um filho chamado Enos e diz o texto que
“Nessa época, começou-se a invocar o nome do Senhor.” (recorrer ao).
Um ato simples mas que marca um ponto de virada.
Um profundo reconhecimento da presença e autoridade de Deus. O quebrantamento é chegado.
Olhando agora para as profecias de Isaías, encontramos uma base sólida para a fé e a esperança. Uma referência à primeira vinda do Messias demonstrando que a alegria é multiplicada e o júbilo é aumentado. Então é aqui que encontramos as bençãos do farol da esperança.
TEMA:- AS BENÇÃOS DO FAROL DA ESPERANÇA
- REVELAM A PAZ DE CRISTO (vs. 6) “Príncipe da paz…” – A paz de Cristo não conhece limites.
É uma paz ilimitada. Os governos humanos e a própria ONU por mais que queiram não conseguem promover a paz; pois a verdadeira paz somente pode ser alcançada através da Pessoa do Senhor Jesus Cristo. Hoje temos o grande privilégio de recepcionar vidas salvas que já experimentaram essa paz maravilhosa em Jesus. Esses irmãos e irmãs podem fazer sua declaração pública apenas pelos méritos do Senhor Jesus, o príncipe da paz.
O desafio é que outros que ainda não se arrependeram dos seus pecados, o façam o mais breve para que também alcancem essa paz maravilhosa em Jesus. Quando se fala em farol, a idéia é de um navio perdido no grande oceano e que aproximando-se da terra firme encontra nas trevas o farol da esperança. Então encontra o caminho certo a seguir. Dessa maneira as bençãos da colheita de almas convertidas e transformada deve ser para nós a gratidão da paz de Jesus nesses corações que não tem limites.
- REVELAM O JUIZO E A JUSTIÇA (vs. 7) “…firmar mediante o juízo e a justiça…” – A
esperança é o resultado de se confiar no Senhor, nas suas promessas e arrepender-se dos seus pecados. A luz que vem do farol pode colocar no rumo certo o barco que está à deriva no mar. Assim, uma vida que está à deriva no mar da vida, em consequência de seu pecado contra o Senhor somente poderá encontrar o caminho certo olhando para a luz de Jesus. O Senhor firma seu trono eterno através da sua palavra de julgamento contra o pecado e contra as trevas. Somos chamados insistentemente ao arrependimento e se não houver essa resposta, então pode esperar que o julgamento virá, e mais tarde já não haverá mais tempo para voltares para Deus e teres um coração transformado. A justiça de Deus contra o pecado se fará. Se você quer experimentar as bençãos da luz de Jesus em sua vida – Ele como farol da esperança, então arrependa-se e volte-se parao Senhor para que não entres no julgamento e sejas condenado por toda a eternidade.
CONCLUSÃO – O desafio continua – que cada um de nós, em humildade, nos voltemos para o Senhor. Se queremos receber as bençãos do farol da esperança então busquemos cada dia as bençãos do príncipe da paz e anunciemos ao mundo que em breve Jesus virá a segunda vez para estabelecer seu trono de julgamento sobre todas as nações. Amém!
Rev. Elton de Campos