Mensagem

A NECESSIDADE DA RENOVAÇÃO DA MENTE

Tema: TEMPO DE CRISE É TEMPO DE AVIVAMENTO - IPB Itapuca

Efésios 4:23 – A NECESSIDADE DA RENOVAÇÃO DA MENTE

Quando falamos sobre a renovação da mente, conforme o ensino das Escrituras, lembro-me de um pastor que, no século XX, deixou marcas indeléveis na Inglaterra e cujas pregações e ensinamentos ainda ecoam por todo o mundo: David Martyn Lloyd-Jones. Ele foi um teólogo protestante calvinista e por quase 30 anos atuou como ministro na Capela de Westminster, em Londres.

Dentre suas muitas frases impactantes, destaco uma que, de forma indireta, ensina sobre a renovação da mente:

“Jesus nunca mudou o Evangelho para adaptá-lo às pessoas; Ele mudou as pessoas para fazê-las caber em Seu Evangelho.”

Você já refletiu sobre a profundidade dessa frase? Essa transformação que o Senhor opera em nossas vidas envolve todo o nosso ser, especialmente a mente. Por meio do Espírito Santo, Ele muda nossos hábitos, atitudes e padrões de pensamento.

Por isso, o apóstolo Paulo afirma em Efésios 4:23:

“e vos renoveis no espírito do vosso entendimento.”

Essa renovação contínua ao longo da vida cristã é indispensável para quem deseja servir ao Senhor com inteireza de coração.


TEMA: A NECESSIDADE DA RENOVAÇÃO DA MENTE


1. DESAPEGO DO MUNDO (Efésios 4:22)

A Nova Almeida Atualizada diz:

“Quanto à maneira antiga de viver, vocês foram instruídos a deixar de lado a velha natureza, que se corrompe segundo desejos enganosos.”

A versão Almeida Atualizada usa a expressão “quanto ao trato passado”, ou seja, a maneira antiga de viver. A linha divisória na vida do cristão está entre o antes e o depois de sua conversão.

Paulo nos ensina que essa transformação deve começar na mente:

“A se deixar renovar no espírito do entendimento de vocês.” (Ef 4:23)

Isso significa que devemos ser feitos novos na força que dirige nossos pensamentos. Cristãos verdadeiramente transformados demonstram essa mudança por meio de suas atitudes, refletindo um contraste com sua antiga personalidade. Agora, como novas criaturas em Cristo, devemos viver em conformidade com a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável (Rm 12:2).

Portanto, é preciso deixar para trás os desejos da velha natureza, pois estamos vivendo sob a nova natureza concedida por Cristo. Como Paulo escreveu:

“Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.” (Gálatas 2:20)

Essa nova vida implica desapego do mundo e renovação da mente.


2. SEMELHANÇA A DEUS EM JUSTIÇA E SANTIDADE

“E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus…” (Ef 4:24)

O “novo homem” aqui citado refere-se à nova identidade espiritual do cristão, tanto homem quanto mulher. Não se trata de um mero “remendo” ou melhoria externa. Não somos como produtos antigos reembalados com rótulos de “novo e melhorado”.

Deus não nos renova superficialmente, mas nos transforma profundamente em uma nova criatura:

“Assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:17)

Não se trata de uma mudança de aparência, mas de origem: nascemos de novo, agora em Cristo, e passamos a refletir as características dessa nova vida — em justiça e santidade.


Aquele que vive essa nova vida em Cristo apresenta evidências claras de transformação:

  • Tem a mente de Cristo (1 Coríntios 2:16)
  • É cheio do Espírito Santo (Efésios 5:18)
  • Produz o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23)

Essa também foi a oração de Davi:

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.” (Salmo 51:10)

Se queremos uma vida vitoriosa, precisamos perseverar. Como Paulo nos ensina:

“Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, o nosso homem interior se renova de dia em dia.”
(2 Coríntios 4:16)

Embora o corpo e a mente permaneçam com suas estruturas naturais, houve uma mudança nos princípios e nos sentimentos. Do ponto de vista espiritual, somos um novo ser.


CONCLUSÃO

O Evangelho de Cristo, pelo poder do Espírito Santo, produz em nós ações, palavras e decisões que refletem a presença de Jesus. A cada dia, Ele molda em nós aquilo que deseja que sejamos. Por isso, busquemos essa renovação da mente e do espírito, descobrindo a nova vida que temos em Cristo.

Essa é a verdadeira renovação: desapego do mundo e semelhança com Deus em justiça e santidade.

Amém.

Rev. Elton de Campos

Está Gostando do Conteúdo? Compartilhe

Facebook
Pinterest
WhatsApp
Telegram