Romanos 12:2 – Caminhos da Restauração da Mente
Para falar sobre a renovação da mente, é preciso antes fazer uma abordagem sobre a saúde mental e a espiritualidade. Este tema nos leva a refletir sobre a importância da fé e da ciência para a saúde mental.
A espiritualidade nos leva a considerar a necessidade da renovação da nossa mente, buscando transformação e entendendo que, a partir daí, poderemos experimentar o quanto a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.
É exatamente sobre isso que o apóstolo Paulo trata na Epístola aos Romanos, no capítulo 12, verso 2.
O que está sendo tratado aqui? Qual a importância desse assunto para a vida cristã?
Se desejamos oferecer o nosso melhor para Deus, então um belo caminho a ser indicado é exatamente este que as Escrituras Sagradas nos direcionam: a renovação da mente.
A renovação da mente é um convite para uma transformação completa do ser, afetando não apenas nossos pensamentos e sentimentos, mas também nossas ações e interações com o mundo ao nosso redor.
Então, vamos oferecer o nosso melhor para Deus, renovando nossa mente.
Tema: Caminhos da Restauração da Mente
1. Pensamento Puro
Quantas vezes nossos pensamentos viajam com tanta pressa que, quando percebemos, já fomos longe demais? É preciso vigilância. O pensamento puro deve ser levado muito mais a sério, especialmente quando consideramos uma das principais janelas do nosso corpo: os olhos.
Em Mateus 6:22, lemos:
“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”
Há muitas informações que o pensamento recebe e que acabam gerando tentações impuras, muitas vezes nascidas através dos nossos olhos.
Se somos seguidores de Cristo, então devemos guardar nossos olhos e evitar situações que podem nos levar ao pecado mental. Vivemos um tempo de afrouxamento moral. A tolerância à imoralidade tem crescido sem limites.
O profeta Isaías, no capítulo 5, verso 20, descreve essa realidade:
“Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!”
Preste atenção nessas palavras. Deus condena a inversão de valores, onde o mal é considerado bem e o bem, mal; onde a escuridão é tomada por luz e a luz, por escuridão. Inegavelmente, há uma inversão de valores em nosso tempo.
Assim, somos ensinados a valorizar o que Deus nos orienta em sua Palavra e, a cada dia, precisamos trilhar pelo caminho da restauração da mente, buscando um pensamento puro.
2. Transformação da Mente e das Atitudes
“Transformai-vos pela renovação da vossa mente.” Temos diante de nós um conselho muito importante.
Transformar significa: assumir outra forma, mudar. Somos desafiados, em nossa vida cristã, a viver num processo constante de crescimento e transformação. Nossa mente desempenha um papel central nesse processo.
Não podemos afrouxar nem nos acomodar quanto aos valores ímpios deste mundo; pelo contrário, somos incentivados a centralizar nossos pensamentos nas coisas lá do alto — vida de santificação.
A transformação da mente nos conduz à transformação das atitudes. Existem pecados do nosso pensamento que precisam ser abandonados, ocupando nossa mente com a Palavra de Deus.
Um autor desconhecido deixou palavras que expressam muito bem a necessidade e a urgência de cuidarmos do nosso comportamento, que envolve mente e atitudes:
“Quando em público, vigia as tuas palavras;
quando em família, vigia o teu gênio;
quando a sós, vigia os teus pensamentos.”
Grandes verdades para aplicarmos em nossas vidas!
A recomendação de Paulo é clara: transforme sua mente, renovando-a. O crente deve estar sempre mudando; não pode ser estático. Se não progredir, algo está errado.
Seguimos esse padrão conforme o mesmo apóstolo escreve em Colossenses 3:1b-2:
“Buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.”
E também em Efésios 4:23-24:
“E vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.”
Conclusão
Os desafios são imensos para aqueles que querem viver agradando ao Senhor.
Lembre-se: tudo começa na mente. É nela que maquinamos o bem ou o mal.
Se não atentarmos para os ensinos da Palavra de Deus, corremos o risco de vivermos amarrados às artimanhas do mundo, da natureza humana decaída e das ciladas de Satanás.
Então, com urgência, precisamos renovar nossa mente, buscando os caminhos da restauração.
Que o Senhor nos ajude a oferecer o melhor para Ele, com pensamento puro e renovação da mente e das atitudes.
Amém!
Rev. Elton de Campos

