Tema: Crescimento em Santidade
Texto base: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” (Efésios 4:15) “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 5:23)
Estamos encerrando nossa temática do mês de março: “Oferecendo o nosso melhor em Santificação”. Durante esse tempo, compartilhamos sobre a importância de uma vida de santificação, enfatizando que o momento de se santificar é hoje. Como disse Josué: “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.” (Josué 3:5)
A Centralidade de Cristo na Santificação
A santificação deve estar centralizada na pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e em Sua Palavra. É um processo contínuo de busca e aperfeiçoamento na vida cristã, no qual nossas atitudes, comportamentos e linguagem precisam estar alinhados com a Palavra de Deus.
Na semana passada, abordamos a oração sacerdotal de Jesus, onde Ele intercede não apenas por seus discípulos, mas também por aqueles que viriam a crer em Seu nome. Vemos que a Palavra de Deus é um meio essencial de santificação, juntamente com a oração no poder do Espírito Santo para a missão e envio ao mundo: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.” (João 17:17-18)
Chamados à Santidade
Paulo, ao iniciar sua carta aos coríntios, exorta a igreja a serem santos: “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Coríntios 1:2)
Ele continua encorajando os irmãos a se purificarem e a se revestirem do novo homem: “Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” (1 Coríntios 6:11)
Assim como em qualquer processo de melhoria, necessitamos de um modelo. O nosso modelo supremo é Jesus Cristo. Por isso, devemos imitá-Lo: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.” (Efésios 5:1)
Caminho para o Crescimento em Santidade
O texto base nos ensina que precisamos crescer naquele que é a Cabeça: Cristo. Ele é o fundamento, a base, o princípio, o meio e o fim. Não existe outro alicerce senão Sua Palavra, que é a verdade.
Para um crescimento sadio, precisamos andar de modo digno da vocação a que fomos chamados. Isso requer esforço e diligência na preservação de hábitos espiritualmente saudáveis:
- Andar na verdade;
- Seguir a verdade;
- Praticar as obras da verdade;
- Seguir a justiça e a retidão;
- Encher-se do Espírito Santo.
Para manter esses hábitos e crescer espiritualmente em santidade, devemos conservar-nos íntegros e irrepreensíveis até a volta de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Transformados de Glória em Glória
Concluímos com mais uma passagem bíblica que nos fala sobre a transformação que ocorre na vida dos que estão em Cristo: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (2 Coríntios 3:18)
Que experiência marcante Paulo estava tratando com os irmãos da igreja de Corinto! Essa mesma palavra fala hoje aos nossos corações sobre a nova aliança que o Senhor fez conosco. Como novas criaturas, somos chamados a ser luzeiros neste mundo perdido, apontando o caminho e refletindo a glória e a semelhança de Cristo. Nosso crescimento em santidade se dá não apenas espiritualmente, mas também moralmente, pois estamos inseridos em um mundo corrompido e perverso.
Que Deus abençoe e fortaleça Sua igreja!
Pb. Ricardo Gonçalves
Deus seja louvado!