2 Pedro 1:5-7 – A ESCADA DA FÉ NO PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO
A palavra “virtude” tem um significado especial. De acordo com o dicionário da língua portuguesa, virtude significa andar em conformidade com o bem, com excelência moral e dignidade. A virtude cristã é definida como um padrão de comportamento que reflete os ensinamentos de Jesus Cristo. Se desejamos progredir na vida cristã de acordo com a vontade de Deus, é necessário que subamos a escada da fé, crescendo nesse processo maravilhoso chamado santificação.
Esse crescimento ocorre de forma gradual; não é possível subir todos os degraus de uma só vez. Pelo contrário, é preciso avançar com atenção e dedicação, garantindo um desenvolvimento homogêneo e equilibrado das virtudes que o Senhor nos ensina.
O apóstolo Pedro, ao escrever esta segunda epístola, expressa o desejo de crescimento espiritual e conduz seus leitores a uma vida piedosa sob o poder de Deus. Ele lembra que fomos chamados à glória do Senhor e que Deus nos concede preciosas e grandiosas promessas, tornando-nos Seus filhos amados para crescermos em santificação. O propósito divino é nos livrar da corrupção das paixões mundanas, e para isso, somos desafiados a reunir toda a nossa diligência e a associar nossa fé às virtudes descritas nos versículos 5 a 7.
TEMA: A ESCADA DA FÉ NO PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO
Degraus que devemos subir para uma vida de dedicação:
- VIRTUDE – A fé nos faz andar em conformidade com o bem. A virtude nos conduz a uma conduta coerente não apenas no pensamento, mas também no sentimento e nas ações. Nosso testemunho deve refletir a fé que um dia recebemos, vivendo com excelência moral. O mundo está cansado de ver cristãos, inclusive líderes, com péssimos testemunhos. Atitudes cotidianas, como cumprir leis civis e de trânsito, também são formas de demonstrar nosso compromisso com a fé.
- CONHECIMENTO – O conhecimento da Palavra de Deus é essencial para o crescimento na fé. Quantas vezes tomamos decisões sem buscar a orientação bíblica? Somente ao conhecermos profundamente as Escrituras poderemos crescer no processo de santificação, vivendo de maneira santa, reta e pura, sem nos contaminarmos com as impurezas do mundo.
- DOMÍNIO PRÓPRIO – Uma vez que nossas ações refletem nossa fé, precisamos exercer o autocontrole. O domínio próprio é parte do fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23) e nos capacita a controlar desejos, paixões e apetites sensuais. Somos chamados a vencer as tentações e a viver em santidade, priorizando sempre a busca pelo autocontrole.
- PERSEVERANÇA – Refere-se à constância e fidelidade na fé, mesmo em meio a provacões e sofrimentos. Quem crê em Jesus e cresce no conhecimento de Sua Palavra consegue manter-se firme no compromisso com Cristo. A perseverança conduz ao desenvolvimento da piedade.
- PIEDADE – Significa reverência, respeito, fidelidade e comunhão com Deus. A fé nos leva a conhecer mais de Cristo por meio da Bíblia e da oração. Esse conhecimento fortalece nosso autocontrole, ajuda-nos a fugir das tentações e nos mantém leais a Cristo em uma vida de dedicação e reverência.
- FRATERNIDADE – Refere-se ao amor entre irmãos na fé. Pedro ensina que a fé fortalecida leva os crentes a amar a igreja, a servir aos irmãos e a trabalhar para o crescimento do Reino de Deus.
- AMOR – O último degrau da escada da fé é o amor ágape, o amor que se doa, a exemplo de Jesus. Somos desafiados a continuar nossa caminhada cristã praticando um amor que vence barreiras, quebra muralhas do egoísmo e da discórdia, e reflete a essência de Cristo.
CONCLUSÃO
Se desejamos crescer na dependência do Senhor, devemos buscar subir os degraus da fé no processo de santificação. Praticando, sob a direção do Senhor, cada uma dessas virtudes, viveremos em crescente comunhão com Deus. Amém!
Rev. Elton de Campos