Dia da Escola Dominical – Celebrado no 3º Domingo de Setembro
Uma data muito especial, onde celebramos com alegria e gratidão a vida e a existência dessa que é a maior escola de conhecimento, aprendizado e crescimento na vida cristã.
O pioneiro dessa grande e maravilhosa escola, mundialmente conhecido, foi o Sr. Robert Raikes (1736-1811), um jornalista anglicano que, no ano de 1780, em Gloucester, na Inglaterra, iniciou um trabalho de educação cristã voltado para crianças que não frequentavam a escola e, por isso, ficavam desocupadas e suscetíveis à marginalidade. Seu propósito também envolvia a alfabetização de jovens e crianças.
- Ele começou pelo estudo das Escrituras, e depois passou a incluir o estudo dos Catecismos.
- A Raikes, devemos o início sistemático dessa escola singular, que rapidamente se espalhou por toda a Inglaterra.
Foram criadas escolas que transmitiam conhecimentos básicos de aritmética, gramática e ensino bíblico. Esse movimento teve rápida aceitação na Inglaterra e, em seguida, nos Estados Unidos. As igrejas abraçaram essa inovação, reconhecendo sua enorme utilidade para a educação cristã, tanto de crianças quanto de adultos.
O vasto movimento missionário do século XIX se encarregou de difundir as escolas dominicais por todo o mundo. Os primeiros missionários protestantes que vieram para o Brasil usaram esse recurso desde o início.
- A primeira Escola Dominical brasileira foi fundada pelo Rev. Robert Kalley e sua esposa, Sarah Kalley, na cidade de Petrópolis, em 19 de agosto de 1855.
- Já a primeira Escola Dominical presbiteriana foi criada pelo Rev. Ashbel Green Simonton, em 22 de abril de 1860, no Rio de Janeiro.
Desde então, nossas Escolas Bíblicas Dominicais (EBD) têm sido uma parte integrante das igrejas presbiterianas no Brasil.
(Rev. Dr. Alderi Souza de Matos – Historiador da IPB)